Não é piada: Instituto Liberal denuncia a Física Quântica como sendo coisa de comunista

O liberalismo brasileiro está tão afundado no conservadorismo mais rancoroso que já está começando a surtar. Em um bastante criativo artigo1 no site do Instituto Liberal, um tal de Lucas de Moura Lima levanta a tese de que, como a Física Quântica é muito complicada, ela, na verdade, é um instrumento marxista para confundir as pessoas e fazê-las acreditar em uma agenda maléfica que levará o mundo ao inferno socialista.

Em um linguajar messiânico e religioso, o tal Lucas, que é administrador de empresas, associa os valores do Capitalismo à Verdade (com letra maiúscula porque só tem uma), à luz, a um tipo de compreensão celestial. Já o marxismo ele vincula à Mentira, ao lado sombrio e aos Lord Sith.

Vai mais longe: como não entende nada de Sociologia e História, acha também que só se estuda essas coisas para poder levar as pobres almas inocentes ao Lado Negro. Mais: Filosofia, Física, Estatística e Economia também são coisas de comunista.

Falando da Filosofia, o Luquinha joga num saco só um monte de “marxista”: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Jürgen Habermas, Herbert Marcuse, Walter Benjamin, Friedrich Hegel e, claro, Karl Marx.

Já sobre a Física, ele só entende a Física Newtoniana (então essa é do bem). Isso quer dizer que, para o nosso administrador de empresas, Albert Einstein, Werner Heisenberg, Erwin Schrödinger, Max Planck, John Bell, Anton Zeilinger, Niels Bohr, David Bohm e uma dezena de outros cientistas são um bando de conspiracionistas comunistas ateus defensores do Mal e do Diabo.

Tais cientistas, não tendo nada melhor a fazer, dedicaram suas vidas a complicar a Física para que inocentes, como Lucas, não fossem capazes de compreendê-la e, assim, ficassem vulneráveis aos malditos comunistas. Ainda bem que os liberais e seus valores cristãos e ocidentais o salvaram de tal sina…

Puxa, se Lucas estiver certo, então os maléficos marxistas dominam todas as áreas de conhecimento (menos a Administração de Empresas)!! Oh! O que faremos? Quem poderá nos salvar?

Bom, coincidência ou não, outro membro “notório” do tal Instituto Liberal é o “grande” economista e Menino Maluquinho Rodrigo Constantino.

É rir pra não chorar…


  1. O tal Instituto tirou do ar o texto porque, segundo eles, “texto causou repercussão negativa por ofender a comunidade cientifica” (será???). O Rodrigo Constantino também tinha publicado em seu blog, mas apagou. Felizmente, ainda é possível ler essa “pérola de grande valor científico” no Wayback Machine ou nesta captura de tela.

81 pensamentos sobre “Não é piada: Instituto Liberal denuncia a Física Quântica como sendo coisa de comunista

    • Luciano, nem Capitalismo nem Socialismo são “metodologias”. Metodologia se refere ao conjunto de práticas de investigação científica ou de ensino.

      O Capitalismo é um Modo de Produção, ou seja, é a forma de organização socioeconômica das forças produtivas e das relações de produção. Tal modo de produção é caraterizado pela propriedade privada dos meios de produção e pela alienação do trabalhador do fruto do seu trabalho.

      Já Socialismo se refere a uma enorme gama de teorias (como o Socialismo Utópico, o Anarquismo, o Socialismo Científico, o Socialismo Cristão e o Ecossocialismo) que tem em comum apenas a defesa de que as necessidades coletivas estão acima dos privilégios individuais.

      As duas coisas sequer são antagônicas, já que o Socialismo Utópico e o Ecossocialismo não professam o fim do Capitalismo, apenas sua “humanização”.

      Obrigado por sua contribuição, mas acho que cabe uma leitura adicional sobre esses temas. O que acha?

      Curtir

    • Apesar de não seres sinônimos, as duas teorias tem relações profundas. Margaret Thatcher, Ronal Reagan, Rodrigo Constantino e Donald Trump são exemplos de liberais conservadores.

      Curtir

  1. Pingback: RECOMENDAÇÕES DA QUINA! EP 15 – FÍSICA QUÂNTICA – Quina do Mundo

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.