“Não tenho provas, mas tenho convicção” ou a incrível capacidade conservadora de formar imbecis

Há poucos dias virou piada nas redes sociais a declaração de dois membros do Ministério Público brasileiro que, na apresentação de uma denúncia, em um momento teriam afirmado não ter prova cabal sobre a participação de uma pessoa em um crime e em outro que teriam convicção suficiente de que essa mesma pessoa havia cometido o tal crime.

Um desses promotores, que define a si mesmo como “seguidor de Jesus”, acredita que está realizando o trabalho de Deus e faz pregações em igrejas evangélicas sobre sua “missão” no Ministério Público.

É claro que a fé não exige prova, mas quando essa fé se torna a única coisa necessária para condenar alguém, então estamos reconstruindo a Inquisição.

Essa lógica conspiracionista, que tem certeza sem ter evidências, não é exclusividade dos fundamentalistas brasileiros (infelizmente). O canal estadunidense Comedy Central foi às ruas entrevistar os bolsominios gringos, os seguidores de Donald Trump, e descobrir a partir de quais evidências eles constroem suas teorias.

É rir pra não chorar…



3 pensamentos sobre ““Não tenho provas, mas tenho convicção” ou a incrível capacidade conservadora de formar imbecis

  1. Pingback: Um país com milhares de pequenos ditadores « Associação Rumos

  2. Eu sou de direita (o que não me faz racista, nem um monte de pré-conceitos que algumas pessoas têm contra membros desta categoria) mas nem de longe penso como o pessoal no vídeo. Como essas pessoas não se incomodam de passar vergonha em rede nacional?? ><

    Curtir

    • Não entendi a que “categoria” você se refere.

      “Direita” e “esquerda” são posicionamentos relativos à defesa ou não de regalias para a minoria. O posicionamento à direita defende que a elite minoritária tenha mais direitos do que a maioria. O posicionamento à esquerda é contra essas regalias. Procure sobre a Assembleia dos Estados Gerais de 1789, está aí a origem dos termos.

      “Direita” e “conservador” não são sinônimos. Por exemplo, todo seguidor da escola econômica liberal é de direita, mas nem todo é conservador.

      Curtir

Comente!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.