Em um mundo onde os fundamentalismos religiosos e os ataques ao Estado Laico se intensificam, a união e a voz coletiva dos que defendem a razão, a liberdade de consciência e a justiça social são mais urgentes do que nunca. É com este espírito de resistência e solidariedade internacional que a Associação Internacional do Livre Pensamento (AILP) convoca o seu IX Congresso.
Dirigimo-nos especialmente às nossas camaradas e aos nossos camaradas de todas as associações de livre pensamento, humanistas, racionalistas, materialistas, ateias e laicas da Lusofonia – de Portugal ao Brasil, de Angola a Moçambique, de Cabo Verde à Guiné-Bissau, de São Tomé e Príncipe a Timor-Leste – para juntarem-se a nós neste encontro crucial.
Os desafios que enfrentamos em nossas nações, embora diversos em seu contexto, são profundamente semelhantes em sua essência: a luta contra os privilégios das igrejas, a busca por reparação para as vítimas de seus crimes, e a defesa intransigente de um espaço público secular onde nenhuma crença possa impor sua lei. A riqueza de experiências e estratégias dos países lusófonos é uma contribuição inestimável para esta luta global.
Este congresso será um espaço privilegiado para fortalecer os laços de ajuda mútua entre livres-pensadores de todos os continentes, para denunciar os crimes das igrejas e articular ações por justiça e reparação e para debater estratégias comuns para enfrentar o poder temporal e a riqueza das instituições religiosas.
Convidamos todas as organizações irmãs a participarem ativamente deste diálogo fraterno, contribuindo com suas experiências e ajudando a moldar a Declaração Internacional que será produzida. Sua presença e sua voz são indispensáveis para que este congresso verdadeiramente represente a diversidade e a força do livre pensamento em todo o mundo.
Contamos convosco!
Abaixo, seguem a Carta-Convite oficial com todos os detalhes temáticos e organizativos, e o Programa provisório do congresso.
Juntos pela Razão, pela Laicidade e pela Emancipação Humana!
Carta às associações de livre pensamento, humanistas, racionalistas e laicas do mundo inteiro
Queridos amigos e camaradas,
A Federação Francesa do Livre Pensamento foi encarregada pela Associação Internacional do Livre Pensamento de organizar na França o IX Congresso da AILP.
Ele acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro de 2025, na Prefeitura de Grenoble (Região Auvergne-Rhône-Alpes), onde seremos fraternalmente recebidos pelo prefeito da cidade.
Os temas do congresso, para os quais desejamos contribuições da sua parte, serão:
- A ajuda mútua e a solidariedade entre livres-pensadores e suas associações ao redor do mundo
- Os crimes das Igrejas e a justa reparação para as vítimas
- Inventários das riquezas das Igrejas e das religiões
Uma reunião do Conselho Internacional será realizada no sábado, 11 de outubro, ao meio-dia, onde debateremos nossas ações e uma modificação dos Estatutos, em resposta a solicitações vindas da América Latina. O projeto está anexado.
Este IX Congresso será concluído com a adoção de uma Declaração Internacional que sintetizará os temas em discussão. O projeto será enviado a vocês alguns meses antes, para que possam analisá-lo e propor emendas, se desejarem.
Na noite de sábado, haverá uma grande conferência pública em Lyon, sede do Primado das Gálias da Igreja Católica e fortemente implicada nos crimes sexuais cometidos pelo clero católico. O tema será o caso Barbarin, arcebispo envolvido nesses crimes, e a conferência será realizada em parceria com associações de vítimas da Igreja.
Em breve, enviaremos os detalhes sobre as inscrições e os custos correspondentes.
Na expectativa de encontrá-los, recebam nossas saudações amistosas.
Christian Eyschen
Porta-voz da AILP
Para contato e informação:
eyschenchristian@orange.fr
Projeto de resoluções do Congresso (em Francês)
Formulário de inscrição
Programa do IX Congresso da AILP
10 e 11 de outubro de 2025 – Em Grenoble e Lyon – FRANÇA
Claro, Porantim! Aqui está a tradução completa e organizada do programa do IX Congresso da AILP, que acontecerá nos dias 10 e 11 de outubro de 2025, em Grenoble e Lyon, França:
Sexta-feira à tarde (14h):
- Recepção dos participantes
- Discurso de boas-vindas do Prefeito de Grenoble
- Discurso de abertura por Christian Eyschen, porta-voz da AILP
- Exposição: A Solidariedade entre Livres-Pensadores, por Xavier Hyvert, presidente da Entraide et Solidarité des Libres Penseurs de France (ESLPF) — 20 minutos
- Intervenções dos representantes de diversos países sobre esse tema, apresentando a situação e práticas em seus respectivos contextos
- Proposta de uma ação internacional de solidariedade entre livres-pensadores do mundo inteiro
- 18h: Recepção no Hall de Honra da Prefeitura de Grenoble
- 20h: Banquete fraternal
Sábado de manhã (9h):
- Exposição: As vítimas dos crimes das Igrejas, por Keith Porteous Wood, porta-voz da AILP e especialista na ONU — 30 minutos
- Intervenções dos representantes de diferentes países sobre o tema
- 12h: Reunião do Conselho Internacional com almoço na sala de conferência
- Almoço no Hall de Honra para os demais participantes
Sábado à tarde (14h):
- Continuação das intervenções sobre os crimes das Igrejas
- 15h30:
- Exposição: Investigações sobre as riquezas das Igrejas, por Dominique Goussot, responsável pela Comissão “Direito e Laicidade” da Libre Pensée francesa — 20 minutos
- Adoção de uma Declaração Internacional: “Para que justiça seja feita a todas as vítimas dos crimes das Igrejas”
- Conclusão do IX Congresso por Elbio Laxalte, porta-voz da AILP
Sábado à noite (20h):
- Conferência pública: “O Caso Barbarin ou a História de uma Impunidade”, com as associações de vítimas de Lyon
- Presidida por Pierre Girod, presidente da Libre Pensée do Rhône