No ar desde 2013, o ABCérebro é um programa de TV para divulgação de conhecimento científico sobre o cérebro humano criado pelo Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (Brainn na sigla em inglês) e pelo programa Cooperação Interinstitucional de Apoio à Pesquisa sobre Cérebro (CInAPCe) ‒ os caras são criativos pra siglas ‒ sob coordenação do Dr. Li Li Min, professor do Departamento de Neurologia da Universidade Estadual de Campinas.
“Tratamos de assuntos de interesse público relacionados a neurociências, neurologia e campos afins, falando de doenças como epilepsia e abordando outros temas que despertam a curiosidade das pessoas, como a interface cérebro-computador, popular hoje em dia por conta das pesquisas de reabilitação de pacientes com lesão medular”, afirma Gabriela Castellano, coordenadora de Educação e Difusão do Conhecimento do Brainn, à Agência Fapesp, e acrescenta: “os entrevistados conversam com o telespectador sobre suas motivações de pesquisa e seus estudos de forma compreensível, abordando o funcionamento do cérebro e esclarecendo dúvidas”.
O programa conta com o apoio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas, Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (ASPE), portal E-Jaguar e TV Japi de Jundiaí, onde é exibido às segundas às 19h30, quartas às 18h30, sábados às 20h e domingos às 18h30.
Por enquanto, estão disponíveis três séries temáticas (AVC, Neuroeducação e Neurociências), além de uma série especial com vários temas. Além da TV Japi, o conteúdo pode ser visto no site do ABCérebro, no canal do Youtube ou no Facebook.
A equipe de produção do ABCérebro TV agradece pela notícia e convida a todos para conhecerem nossa programação nas redes sociais. Aproveitamos para divulgar o novo quadro Brainn Reporter que leva 5 jovens pesquisadores a entrarem em laboratórios para mostrar como é que desenvolve uma pesquisa dentro da Unicamp. #brainnreporter
CurtirCurtir