Aristóteles (B.C. 384-322)

AristótelesO maior pensador do mundo antigo e o organizador enciclopédico (como Herbert Spencer no século XIX) de todo o conhecimento.

A ideia comum de que ele e Platão eram dois típicos pensadores da Grécia antiga está muito longe da verdade. Como a maior autoridade na filosofia grega, Zelle afirma que nove entre dez pensadores gregos eram materialistas, enquanto todos admitem que o espiritualismo de Platão tinha extraordinariamente poucos seguidores.

O próprio Aristóteles rejeitou a ideia de espírito, mas inventou a ideia do imaterial, dizendo que a mente do homem, por exemplo, não era material ainda que só existindo em íntima união com a matéria. Por conta disso, tinha mais seguidores que Platão e, embora tenha feito uma certa contribuição pessoal à ciência, também fez um grande mal por desprezar a ciência materialista evolucionária da escola Jônica e introduzido o método metafísico.

Ninguém hoje segue suas ideias semi-místicas mais do que as ideias místicas de Platão. Outra falácia popular é imaginá-lo como um dos pensadores sem sangue vermelho nas veias. Ele gostava muito de sua linda esposa Herpyllis.


« AristipoArnold, Sir Edwin »Índice

Um dicionário biográfico dos livres pensadores antigos, medievais e modernos – Joseph McCabe

Fonte: The Secular Web
Tradução, adaptação e notas: Maurício Sauerbronn de Moura

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s