O maior pensador do mundo antigo e o organizador enciclopédico (como Herbert Spencer no século XIX) de todo o conhecimento.
A ideia comum de que ele e Platão eram dois típicos pensadores da Grécia antiga está muito longe da verdade. Como a maior autoridade na filosofia grega, Zelle afirma que nove entre dez pensadores gregos eram materialistas, enquanto todos admitem que o espiritualismo de Platão tinha extraordinariamente poucos seguidores.
O próprio Aristóteles rejeitou a ideia de espírito, mas inventou a ideia do imaterial, dizendo que a mente do homem, por exemplo, não era material ainda que só existindo em íntima união com a matéria. Por conta disso, tinha mais seguidores que Platão e, embora tenha feito uma certa contribuição pessoal à ciência, também fez um grande mal por desprezar a ciência materialista evolucionária da escola Jônica e introduzido o método metafísico.
Ninguém hoje segue suas ideias semi-místicas mais do que as ideias místicas de Platão. Outra falácia popular é imaginá-lo como um dos pensadores sem sangue vermelho nas veias. Ele gostava muito de sua linda esposa Herpyllis.
« AristipoArnold, Sir Edwin »Índice
Um dicionário biográfico dos livres pensadores antigos, medievais e modernos – Joseph McCabe
Fonte: The Secular Web
Tradução, adaptação e notas: Maurício Sauerbronn de Moura