Não é piada: Instituto Liberal denuncia a Física Quântica como sendo coisa de comunista

O liberalismo brasileiro está tão afundado no conservadorismo mais rancoroso que já está começando a surtar. Em um bastante criativo artigo1 no site do Instituto Liberal, um tal de Lucas de Moura Lima levanta a tese de que, como a Física Quântica é muito complicada, ela, na verdade, é um instrumento marxista para confundir as pessoas e fazê-las acreditar em uma agenda maléfica que levará o mundo ao inferno socialista.

Em um linguajar messiânico e religioso, o tal Lucas, que é administrador de empresas, associa os valores do Capitalismo à Verdade (com letra maiúscula porque só tem uma), à luz, a um tipo de compreensão celestial. Já o marxismo ele vincula à Mentira, ao lado sombrio e aos Lord Sith.

Vai mais longe: como não entende nada de Sociologia e História, acha também que só se estuda essas coisas para poder levar as pobres almas inocentes ao Lado Negro. Mais: Filosofia, Física, Estatística e Economia também são coisas de comunista.

Falando da Filosofia, o Luquinha joga num saco só um monte de “marxista”: Theodor Adorno, Max Horkheimer, Jürgen Habermas, Herbert Marcuse, Walter Benjamin, Friedrich Hegel e, claro, Karl Marx.

Já sobre a Física, ele só entende a Física Newtoniana (então essa é do bem). Isso quer dizer que, para o nosso administrador de empresas, Albert Einstein, Werner Heisenberg, Erwin Schrödinger, Max Planck, John Bell, Anton Zeilinger, Niels Bohr, David Bohm e uma dezena de outros cientistas são um bando de conspiracionistas comunistas ateus defensores do Mal e do Diabo.

Tais cientistas, não tendo nada melhor a fazer, dedicaram suas vidas a complicar a Física para que inocentes, como Lucas, não fossem capazes de compreendê-la e, assim, ficassem vulneráveis aos malditos comunistas. Ainda bem que os liberais e seus valores cristãos e ocidentais o salvaram de tal sina…

Puxa, se Lucas estiver certo, então os maléficos marxistas dominam todas as áreas de conhecimento (menos a Administração de Empresas)!! Oh! O que faremos? Quem poderá nos salvar?

Bom, coincidência ou não, outro membro “notório” do tal Instituto Liberal é o “grande” economista e Menino Maluquinho Rodrigo Constantino.

É rir pra não chorar…


  1. O tal Instituto tirou do ar o texto porque, segundo eles, “texto causou repercussão negativa por ofender a comunidade cientifica” (será???). O Rodrigo Constantino também tinha publicado em seu blog, mas apagou. Felizmente, ainda é possível ler essa “pérola de grande valor científico” no Wayback Machine ou nesta captura de tela.
Anúncios

53 pensamentos sobre “Não é piada: Instituto Liberal denuncia a Física Quântica como sendo coisa de comunista

  1. Em termos de flaxflu ideológico Liberais como esses fazem um estrago que nem o mais stalinista dos colunistas conseguiria imaginar. Um dos grandes problemas dos movimentos de direita no Brasil é o senso de ridículo

    Curtido por 1 pessoa

  2. “Em um linguajar messiânico e religioso, o tal Lucas, que é administrador de empresas, associa os valores do Capitalismo à Verdade (com letra maiúscula porque só tem uma)”
    Não entendi essa explicação entre parênteses.
    A Verdade é unica e absoluta. Qualquer tentativa de relativização disso confirma a tese do texto

    Curtir

    • Ramon, a verdade pode ser única, mas ser científico significa que você nunca saberá se alcançou a verdade ou não.

      Afirmar que conhece a verdade é anti-científico e dogmático.

      Curtido por 2 pessoas

      • Oiiiii?????
        Alcançar a verdade por meio empírico não é dogma, caso contrário, para que existe a ciência.

        O artigo do rapaz foi realmente um lixo, porém o contra argumento foi fraquinho.

        Curtir

        • “Alcançar a verdade” é uma ilusão. É uma proposição anti-científica.

          Empirismo não é ciência. A percepção do ser humano é falha.

          Pagar de espertão também não é muito científico.

          Curtir

      • Emmanuel, essa é uma discussão filosófica antiga que não vou entrar em detalhes.

        A ideia de que “cada um tem sua verdade” significa dizer que o água é feita de átomos pra mim e de fluídos divinos pro Fulano ou de mini-fadas pro Cliclano. Em outras palavras: é uma afirmação que nega a ciência!

        Curtir

    • Oi Ramon. Se tudo é relativo significa q a verdade tb o é. Isso ñ significa falseamento. exemplo: i) as tribos acreditavam q o sol era um deus da vida porque ñ tinham conhecimento científico para saber o q era o sol. Como o sol realmente dá vida, isso era uma verdade real para eles; ii) depois o sol passou a ser um astro ao redor da terra, o q era verdade até prova em contrário; iii) depois se provou q a terra é q gira em torno do sol. e essa é nossa verdade. Sacou? A vida e o conhecimento são dinâmicos e expansivos. Há ainda outros conceitos, digamos, “filosóficos” de verdade, como: Jesus – “Eu sou a verdade, a vida e o caminho”. Ghandi – “Sempre pensei q Deus fosse a verdade. Agora percebo q a verdade é Deus”. E td isso tem uma lógica, um sentido e uma verdade. Love

      Curtir

  3. Pois é! O sujeitinho adquiriu seus conhecimentos, tanto de história, economia e Física, em manuais de auto-ajuda do tipo: A empresa quântica; Cura quântica; A sua prosperidade pelos quarks … Como resultado, uma mistificação geral. Acho que ele nem conseguiria ficar surpreso com o fato de que a corrente de pensamento dominante na FQ seja o positivismo. O que sugeriria uma afinidade maior com o pensamento liberal. O oposto do que ele quer propor. De resto, um mar de lugares comuns.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Estamos ferrados: -Temos a santa inquisição inquisição no judiciário com apoio desses criacionistas.É idiota delirando por todos os lados.

    Curtir

    • Amauri, não vejo qual a relação entre Física Quântica e computadores, embora, pela lógica dele, se ele não entende de computadores, só pode ser coisa de comunista.

      Curtir

      • Sem a Mecânica Quântica seria impossível o entendimento da estrutura da matéria, dos materiais semi condutores como o silício e consequentemente a construção de micro processadores,só para ficar num exemplo. Portanto….aliás toda a revolução tecnológica do últimos 30 anos seria impossível.

        Curtir

    • Se você seguir o raciocínio de que Alan Turing era homossexual assumido e o homossexualismo é coisa de anti-cristo e defendida pelos comunistas. Sim, o computador seria uma máquina do comunismo. E mais, tudo que se escreve nele, independente se usando a internet ou não, irá para uma central de marxista de espionagem e controle mundial. Você duvida da criatividade mirabolante de um liberal? Eu não… (rs)

      Curtido por 1 pessoa

  5. O Instituto Liberal publicou uma nota de retratação. http://www.institutoliberal.org.br/blog/nota-de-retratacao

    Aliás, diga-se de passagem, para um site que estampa orgulhosamente o lema “O maior inimigo do conhecimento não é a ignorância, mas sim a ilusão da verdade” do Stephen Howking, vocês estão condenando precipitadamente as bruxas à fogueira sem a devida pesquisa aprofundada no assunto.

    É essa a noção de “livre pensamento” que vocês adotam??

    Curtir

    • Marius, a “desculpa” do IL foi publicada lá no texto. Se tiver curiosidade de ler este texto até o final, encontrará.

      Ninguém está condenando ninguém (e nem poderia). Este texto é uma análise rasa e bem humorada sobre uma estupidez publicada pelo Instituto Liberal.

      Então, por favor, leia as coisas antes de vir com esse papinho mole.

      Curtir

    • É a soberba e não a ignorância a pior inimiga da sabedoria.Quem admite não saber abre espaço para o aprendizado. Mas aquele que se convence da própria superioridade se trancafia para sempre no castelo do obscurantismo.A empatia tem o nariz em pé ,é célere no classificar, julgar e condenar,mas a verdadeira luz caminha tendo por princípio o respeito, a busca como meio e a simplicidade como fim .Eterno Aprendiz.

      Curtir

  6. Gostei. Agora, tudo que minha cabeça se limitar a não entender, vou culpar os extraordinariamente sábios comunistas.
    Bom, aquele textinho merreca dele deixou bem claro que, a sabedoria é um dom exclusivo à turminha de vermelho. E pelo nível intelectual do Lucas e do coleguinha Rodrigo, acabei concordando com ele.
    E acreditar que ateus são defensores do Diabo é de matar qualquer ser que raciocina. Se a pessoa defende o Diabo é porque, conseqüentemente, acredita que exista um inimigo do Diabo, que seria Deus. Ninguém defende alguém do nada. Logo, a pessoa deixa de ser um ateu. Não é?

    Curtir

  7. Administrador de empresa falando de fisica? Choro de rir só de pensar nessa possibilidade hauhauhauhau. Os ditos “libertários” brasileiros, são um monte de muleques que fizeram cursos de humanas, eles que gostam de pagar de libertários mas são mais conservadores que o George W Bush. É óbvio que as idéias de esquerda não são usuais e são ultrapassadas, e que tem muita gente levantando a bandeira da “esquerda defensora dos pobres” pra enganar pessoas sem instrução nenhuma. Tem muito mau carater se fazendo de esquerda do bem, assim como tem muito conservador enrrustido pagando de libertário.

    Curtir

  8. Podemos olhar sob vários prisma, a tal “maluquice”, mas vou focar no ensaio das forças negativas fazendo ensaio com marionetes vivas, colocando qualquer coisa para avaliar as reações e testar novos ataques. Para quem estuda a física quantica este ataque já é esperado e deverá se ampliar a cada dia

    Curtir

  9. Se vcs me autorizarem posso mostrar algumas referências bibliográficas de Phd’s de diversos países que rebatem a física quântica. Sendo que alguns deles acusam a física quântica de estar relacionada ao projeto URI (Union Religion Initiave) da ONU; — de linha gramscista-marxista. Se vocês forem estudantes sérios vocês aceitaram, pois tenho diversos argumentos fundamentados para isso.

    Curtir

    • Felipe, eu não preciso autorizar nada. Se você tem as fontes acadêmicas publicadas em revistas científicas, mande. Ficarei muito contente em ler.

      A física quântica em si está longe de ser unanimidade acadêmica, como, aliás, quase a totalidade das afirmações científicas. É assim mesmo que a ciência funciona.

      Agora, perceba que há várias afirmações suas que carecem de fontes acadêmicas/científicas.

      Uma que me deixa curioso é a relação entre Max Plank (que morreu em 1947), Bohr (1962), Bose (1974) evários outros e a URI (que surgiu em 2000). Quero realmente ver uma revista científica que tenha publicado tal relação e, claro, que essa relação influenciou nos resultados de suas pesquisas.

      Mais: que um órgão da ONU ligado a religiões sofre influência direta não só dos marxistas, mas dos gramscianos! Lembrando que Gramsci morreu em 1937). E que essa influência se estende até os cientistas que morreram décadas antes!

      Puxa, eu pago pra ver essas publicações científicas!!!

      Enquanto isso, sugiro a leitura de um texto de Michael Shermer sobre o tema (a não ser que você também tenha fontes acadêmicas que afirmem que a Scientific American, a Skeptic Magazine e os 55 mil membros da Skeptics Society estão todos ligados aos planos dos Iluminatti Gramscianos Greis de Marte).

      Curtir

  10. Só entrei para comentar que comunistas de forma alguma podem ser associados a ateus. Ateus não creem em deuses e isso inclui deuses ideológicos como o comunismo.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s