Irrefutabilidade

Definição:

A teoria para explicar por que razão algum fenômeno ocorre não pode ser testada.

Testamos uma teoria por meio de suas previsões. Por exemplo, uma teoria pode prever que a luz se curva sob certas condições, ou que um líquido muda de cor com o ácido, ou que um psicótico responda mal a certos estímulos. Se o evento previsto não ocorrer, então esta é uma evidência contra a teoria.

Uma teoria não pode ser testada se não faz previsões. Também não é testada quando ele prevê acontecimentos que podem ocorrer ou não caso a teoria fosse verdade.

Exemplos

  • Aeronave no meio do Atlântico desaparecer por causa do efeito do Triângulo das Bermudas, uma força tão sutil que não pode ser medido em qualquer instrumento.
    (A força do Triângulo das Bermudas não tem nenhum efeito para além do desaparecimento ocasional de um avião. A única possível previsão é que mais aviões serão perdidos. Mas é provável que isso aconteça sendo a teoria verdadeira ou não)
  • Ganhei na loteria porque minha aura psíquica me fez ganhar.
    (Uma maneira de testar esta teoria é tentar de novo. Mas a pessoa responde que essa aura serve apenas para um único caso. Assim, não há maneira de determinar se a vitória foi o resultado de uma aura de sorte)
  • A razão pela qual tudo existe é que Deus criou.
    (Isso pode ser verdade, mas a explicação não tem qualquer peso porque não há nenhuma maneira de testar a teoria. Nenhuma evidência no mundo poderia mostrar que esta teoria é falsa, porque qualquer evidência teria que ser criada por Deus, de acordo com a teoria)
  • NyQuil faz você ir dormir porque tem uma “fórmula dormitiva”.
    (Quando pressionado, o fabricante definirá a “fórmula dormitiva” como “algo que faz você dormir.” Para testar essa teoria, iria encontrar alguma coisa que contenha a “fórmula dormitiva” e ver se faz você ir dormir. Mas como podemos encontrar outra coisa que contém a “fórmula dormitiva”? Nós olhamos para as coisas que fazem você ir dormir. Mas poderíamos prever que as coisas que fazem você dormir vão fazer você dormir, não importa o que a teoria diz. A teoria é vazia)

Prova

Identifique a teoria. Mostre que ela não faz previsões ou que as previsões que ela faz podem ser verdadeiras, mesmo que a teoria seja falsa.

Referências

Cedarblom and Paulsen: 161


« AnteriorPróximo »Índice do Guia

Guia de Falácias Lógicas de Stephen Downes

Fonte: Stephen Downes Guide to the Logical Fallacies – Norm Jenson’s Mirror
Tradução, adaptação e notas: Maurício Sauerbronn de Moura

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s