Definição:
Qualquer argumento da seguinte forma é inválido:
Se A então B
não A
Portanto, não B
Exemplos
- Se você for atropelado por um carro quando tiver seis anos, então você vai morrer jovem. Mas você não foi atropelado por um carro quando tinha seis anos. Assim, você não morreu jovem.
(claro, você pode ser atropelado por um trem com sete anos, caso em que você ainda morreria ainda jovem) - Se estou em Calgary, então eu estou em Alberta. Não estou em Calgary, assim, eu não estou em Alberta.
Prova
Mostre que, apesar de as premissas serem verdadeiras, a conclusão pode ser falsa. Em particular, mostram que a consequência B pode ocorrer mesmo que A não ocorra.
Referências
Barker: 69, Cedarblom and Paulsen: 26, Copi and Cohen: 241
« AnteriorPróximo »Índice do Guia
Guia de Falácias Lógicas de Stephen Downes
Fonte: Stephen Downes Guide to the Logical Fallacies – Norm Jenson’s Mirror
Tradução, adaptação e notas: Maurício Sauerbronn de Moura
Se você foi atropelado por um carro quando tiver seis anos, então você vai morrer jovem. Mas você não foi atropelado por um carro quando tinha seis anos. Assim, você não vai morrer jovem.
(claro, você pode ser atropelado por um trem com sete anos, caso em que você morrer ainda jovem) ===> Eu preferiria substituir por: “Se uma criança for atropelada então vai morrer jovem. Logo, se uma criança não for atropelada, então não vai morrer jovem. (É falso. Pois atropelamento não é a única causa de morte de crianças)”.
CurtirCurtir
Boa alternativa, mas optei por manter a fidelidade ao original.
Valeu!
CurtirCurtir