Como a homeopatia faz mal

Stephen Barrett

Os defensores da homeopatia adoram afirmar que os produtos homeopáticos são seguros, suaves e não tem efeitos colaterais. Esta ideia é baseada no fato de que, na maioria dos produtos, o “ingrediente ativo” está tão diluído que não pode causar dano direto. Na verdade, nos produtos homeopáticos preparados adequadamente que são designados 12C (ou 24x) ou mais, nenhuma molécula da substância original estará presente. Infelizmente para os pacientes, a homeopatia pode fazer mal de pelo menos quatro maneiras.

Dano físico direto

Alguns produtos classificados como “homeopáticos” contêm contaminantes tóxicos. Em 2009, a Organização Mundial de Saúde alertou que a avaliação de segurança deve considerar possíveis impurezas no material de origem e contaminação e falhas de boas práticas de produção 1.

Em 2012, o Dr. Edzard Ernst e colegas localizaram relatos em 1.142 pacientes que sofreram dano físico direto atribuído aos produtos homeopáticos. Os problemas incluíram dor abdominal, flatulência, reações alérgicas, ardência nos lábios, náusea, vômitos, câncer de bexiga, fraqueza severa, distúrbios mentais, coma, doenças de pele, anormalidades metabólicas, irritabilidade, doença gastrointestinal aguda, leucopenia, perda de peso, diarreia crônica, perda de cabelo, dor, pancreatite, problemas de equilíbrio, sonolência, insuficiência renal, distúrbios do ritmo cardíaco, desmaios, inchaço grave, sangramento, falta de ar, febre alta, baixa pressão arterial e distúrbios neurológicos. Vários pacientes do hospital necessitaram de internação e alguns morreram 2.

Dano físico indireto

Se um produto não funciona, não é seguro usá-lo no lugar de medicamento real. Atraso em obter cuidado efetivo pode resultar em piora de condições que poderiam ser tratadas apropriadamente. O grupo de pesquisa de Ernst encontrou relatos de 17 casos. Entretanto, a vasta maioria das pessoas que sofreram danos indiretos não relataram.

Dano econômico

A quantidade de dinheiro gasto em homeopatia totaliza vários bilhões de dólares por ano no mundo todo. Os maiores perdedores individuais são vítimas de profissionais que usam dispositivos EAV para detectar problemas não existentes e recomendar produtos inúteis para curá-los 3.

Dano à sociedade

Muitos defensores da homeopatia espalham falsas crenças de que vacinas e drogas prescritas fazem mais mal que bem. Qualquer redução das taxas de vacinação coloca todos de uma sociedade em risco.


Referências

  1. Safety issues in the preparation of homeopathic medicines. Genebra, Suíça: Organização Mundial de Saúde, 2009.
  2. Posadki P, Alotaibi A, Ernst E. Adverse effects of homeopathy: a systematic review of published case reports and case series. International Journal of Clinical Practice 66:1178-1188, 2012.
  3. Barrett S. Quack “electrodiagnostic” devices. Quackwatch, 7 de julho de 2012.

Stephen-Barrett* Stephen Barrett é psiquiatra aposentado, co-fundador do Conselho Nacional Contra Fraudes na Saúde e editor do Quackwatch.
Escreve em vários sites combatendo o charlatanismo e fraudes na saúde com foco no direito do consumidor, ética médica e ceticismo científico.

Fonte: HomeoWatch
Tradução: Maurício Moura
Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s