Ilícito maior

Definição:

O termo predicado da conclusão refere-se a todos os membros dessa categoria, mas o mesmo termo nas premissas refere-se apenas a alguns membros desta categoria.

Exemplos

  • Todos os texanos são estadunidenses e nenhum californiano é texano, portanto, nenhuma californiano é estadunidense.
    O termo predicado na conclusão é ‘estadunidense’. A conclusão refere-se a todos os estadunidenses (cada estadunidense não é um californiano, de acordo com a conclusão). Mas as premissas referem-se apenas a alguns estadunidenses (aqueles que são texanos).

Prova

Mostre que pode haver outros membros da categoria do predicado não mencionados nas premissas que são contrários à conclusão.

A partir do exemplo acima, pode-se dizer que, “embora seja verdade que todos os texanos são estadunidenses, também é verdade que Ronald Reagan é estadunidense. Mas Ronald Reagan é californiano. Então não é verdade que nenhum californiano é estadunidense”1.

Referências

Copi and Cohen: 207


  1. Ronald Wilson Reagan (nascido em Tampico, Illinois) foi ator e político estadunidense. Foi o 33º governador da Califórnia (1967-1975) e 40º presidente dos Estados Unidos (1981-1989). O texto original erra ao afirmar que Reagan era californiano (NdT).

« AnteriorPróximo »Índice do Guia

Guia de Falácias Lógicas de Stephen Downes

Fonte: Stephen Downes Guide to the Logical Fallacies – Norm Jenson’s Mirror
Tradução, adaptação e notas: Maurício Sauerbronn de Moura

Anúncios

3 pensamentos sobre “Ilícito maior

  1. Por exemplo, a partir do exemplo acima, pode-se dizer que, “embora seja verdade que todos os californianos são estadunidenses, também é verdade que Ronald Regan é estadunidense, mas Ronald Regan é californiano, então não é verdade que nenhum californianos é estadunidense”. ====> Eu substituiria por: “Por exemplo, a partir do exemplo acima, pode-se dizer que, “embora seja verdade que todos os texanos são estadunidenses, também é verdade que Barack Obama é estadunidense, mas Barack Obama é havaiano, então não é verdade que só os texanos são estadunidenses”.

    Curtir

  2. ====> Ou substituiria por: ““embora seja verdade que todos os texanos são estadunidenses, também é verdade que Marilyn Monroe é estadunidense, mas Marilyn Monroe é californiana, então não é verdade que nenhum californiano é estadunidense”.

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s